terça-feira, 19 de março de 2013

ARTE E MODA: UM ENCONTRO LIBERTÁRIO


     
   MOVE! – evento interativo originário do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, cujo projeto foi recriado para a montagem no Brasil. Trata-se de uma oportunidade de entrecruzar formas de expressão distintas, tornando acessíveis novas e amplas configurações de conhecimento, elementos basilares da educação permanente no Sesc.
A proposta da exposição é colocar a moda e a arte em contato, não no sentido de fundi-las. A arte empresta sua liberdade e a moda suas formas para elaboradas instalações de arte e performances do MOVE!



GRAFICOUTURE
  A colaboração entre o estilista Pedro Lourenço e artistas do coletivo Banzai Studio, integrado por Rimon Guimarães, Jorge Galvão, Ramon Martins, Ana Helena Tokutake, Celso Mazu e Filipe Guimarães promove a relação entre rua e passarela. O público assiste artistas do grafite pintando grandes telas de tecido. Uma vez completadas, essas telas se tornam a matéria prima com a qual os participantes de uma oficina confeccionarão peças desenhadas por Pedro Lourenço.



     THE BIG PICTURE
  A colaboração entre o artista Ricardo de Castro e o estilista Dudu Bertholini toma conta da praça do Sesc. O participante se torna parte da performance de transformação deste espaço. Dudu idealizou túnicas coloridas que o público é convidado a vestir e depois a colar, em superfícies de madeira, adesivos na mesma cor da túnica. Estes adesivos possuem formas diversas e foram concebidos por Ricardo de Castro. 

 SPLASH
   A colaboração entre o artista Olaf Breuning e a estilista Cynthia Rowley convida o visitante a participar de um duplo processo de criação: uma coleção de moda e uma obra de arte. O público veste peças de roupas em tecido liso criado por Cynthia Rowley e, sem seguida, toma um banho de tinta, momento que é registrado por um fotógrafo. O resultado é uma "linha" de roupas, agora estampadas, e uma mostra que retrata o processo criativo.


  POSE
     Colaborando com o estilista Oskar Metsavaht e a estilista Diane von Furstenberg, o artista Ryan McNamara propõe inverter o fluxo da moda. Ao invés de colocar estampas nas pessoas, ele coloca pessoas nas estampas. O público participante é fotografado em poses precisas, coordenadas por assistentes de moda, usando roupas previamente selecionadas pelos estilistas. Ao final de cada dia, o artista insere fotos em uma trama de estampas que cresce gradualmente no decorrer da mostra.

 Sesc Belenzinho
Rua Padre Adelino, 1000
De 9 a 19 de março de 2013
Terça a sexta, das 11h às 21h30
Sábado à domingo, das 11h às 20h

Nenhum comentário:

Postar um comentário