sábado, 6 de abril de 2013


Arte no metrô - Estação Trianon Masp - Priscila Pereira
Antes de ir a qualquer exposição chequei todas as postagens dos outros alunos, para não repeti-las e também para diversificar de alguma maneira pensei em ir à algo diferente que afeta-se de forma direta ou indireta à todos. Pesquisei e encontrei diversas exposições em diversas estações no metrô. A que eu mais me encaixei foi a da Estação Trianon- Masp.
 O objetivo dessa exposição seria uma tentativa de aproximar os usuários do metrô e as artes contemporâneas seja em forma de pinturas, esculturas ou instalações. Seguindo o velho ditado "se Maomé não vai a montanha, a montanha vem ate Maomé", ou seja, se as pessoas não vão à museus vê o conteúdo que lhe proporcionam conhecimento por falta de tempo ou dinheiro as obras de arte saem de suas salas e invadem um dos lugares que passam mais pessoas por dia justamente com a intenção de fazer parte do cotidiano desses usuários.
 Segundo um monitor (ele não quis revelar seu nome) "As pessoas deixam a arte passar despercebida em suas vidas, porém, ela tenta ficar na memoria dessas pessoas. Talvez seja por isso, que colocaram essa estatua no meio da plataforma com o intuito de chamar a atenção de todos" (O monitor refere-se a obra Pássaro Roca)




  A obra citada é uma escultura feita de cerâmica vitrificada de dimensões 2.8 x 0,4m ela existe desde 1990, ela encontra-se na plataforma central da estação Trianon-Masp linha verde, e esta a disposição de domingo a sexta 04h40 às 01:00 e nos sábados 04:40 às 01:00.
 Uma curiosidade dessa obra é que Inspirada numa passagem da história de "Simbad, o Marinheiro", a escultura hierótica representa os pássaros guardiões da ilha rochosa. De acordo com a história, alguns marujos chegaram à ilha e encontraram imensos ovos dispersos por toda região. Ansiosos, procuraram removê-los, mas foram atacados por pássaros colossais que, além de afugentá-los, ainda afundavam seus navios, jogando neles pesadas rochas, carregadas por suas enormes garras.
 Ao ler essa curiosidade fiquei pensando será que o autor quis dizer que nós seriamos esses marujos que passam por essa ilha rochosa chamada Trianon-Masp, que esta sendo guardada por esse guardião, é como se o "Pássaro Roca" estivesse observando à todos que passassem por lá, zelando pelos usuários e por sua estação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário