sábado, 20 de abril de 2013

Não aceite imitações


João Bönecker




Esta exposição nos mostra trabalhos de artistas de diversos tipos, existem obras de pop art, grafitti, etc. O intuito da exposição é apresentar novos artistas, inclusive, alguns artistas na exposição são ex-grafiteiros em migração para as telas. O interessante é que a exposição era dividida entre duas partes: em uma ficavam as obras originais e em outra ficavam as obras que eram as mesmas que as originais, porem com pequenas (ou grandes) diferenças feitas pelos próprios autores.
                                       

A foto da esquerda mostra a area das "replicas" enquanto a da direita mostra as obras originais.






O mais interessante é que estas copias são feitas com um processo chamado "serigrafia", ou "silk screen" ao invés de uma impressão digital. Na serigrafia são feitos "fotolitos" (folhas que possuem os contornos de cada parte colorida da obra) nos quais coloca-se tinta que é passada para o papel atraves de uma tela de seda. Desse modo obtem-se uma "cópia original" como mostram as fotos. A foto de cima mostra a obra original, e a de baixo mostra uma cópia a venda (apenas cem disponiveis para cada obra). Cada cópia custa cerca de R$250,00 e o catalogo completo, passa dos R$2000,00.

Obra de Edu Cardoso, baseia-se na pop art.


Cópia feita pelo autor.

Isso pois "os artistas preferem que as pessoas tenham uma obra original do que uma cópia" como me foi dito pelas donas da exposição, Bárbara de Paula (esquerda) e Maira Macial (direita), ambas incrivelmente simpaticas e atenciosas.

As donas da galeria.

Um autor que me chamou muito a atenção foi Adriano Lemos que cria obras com uma forte mensagem: A de que todos nós somos manipulados, exeto crianças e palhaços. Isso é visivel em suas obras pois todas as suas figuras (exeto a de crianças e palhaços) possuem cordas de marionete para mostrar a dominancia a nós imposta. Alguns exemplos:
Uma figura que manipula e é manipulado.

Para o autor os palhaços não são manipulados.


Esse quadro mostra que o coração masculino é visto com caracteristicas angelicais. E o coração feminino possui caracteristicas diabólicas para dizer que o coração feminino é a causa das dores do coração dos homens. Nota-se que as crianças não possuem cordas que as manipulem.
Jardim no exterior com arte de rua.

Exposião: Prestatenção
Visitação: De 18 de abril até 4 de maio
Funcionamento: Segunda a sexta das 11h às 19h. Aos sábados das 11h às 16h
Fibra galeria: Rua Tupi 172 - Pacaembu - São Paulo - SP
Telefone: 11 2478 3688









Nenhum comentário:

Postar um comentário