Ainda não estava certa de que exposição visitar, nenhuma tinha chamado minha atenção. Como de costume, fui checar o meu Instagram e uma foto não passou despercebida. Era um tanto quanto diferente, não dava para entender muito bem o que era. A legenda da foto estava como “#desconstruindosp” e foi ai que decidi aonde iria.
Apresentada na Galeria Poeira, a exposição foi desenvolvida pelo arquiteto e designer
Henrique Stabile, o qual teve a ideia de expor fotografias enviadas por internautas através do Tumblr e também por meio da hashtag #desconstruindosp no Instagram. As fotos mostram a cidade de São Paulo por diferentes ângulos, que segundo o arquiteto “são ângulos inexistentes e imaginados”. As imagens são geradas através da câmera e aplicativos de aparelhos celulares
Posso dizer que todas as fotos da exposição chamaram minha atenção, já que são imagens de locais, os quais somos totalmente familiarizados, transformadas em algo diferente e inusitado. Três obras, em particular, se destacaram. “E a Beleza Matou SP”, “Desconstruindo a Sé” e “Jurassic Anhangabaú”, possuem os mais diversos efeitos, deixando as imagens com mais destaque. São editadas apenas com aplicativos de celulares, e por incrível que pareça, não há o uso do Photoshop, o que as deixa mais interessante.
E A BELEZA MATOU SP 80X50 cm pigmento mineral sobre papel de algodão |
DESCONSTRUINDO A SÉ 40x40 cm pigmento mineral sobre papel de algodão |
JURASSIC ANHANGABAÚ 80x50 cm pigmento mineral sobre papel de algodão |
"Isso é uma obra sem autor, uma obra que só existe virtualmente, no plano da hashtag”, declara o arquiteto. A mostra reúne 30 fotos, e vale muito a pena conferir, já que a exposição mostra a nossa cidade sob um novo olhar e uma nova perspectiva.
#DesconstruindoSP
Galeria Poeira
Rua Dr. Melo Alves, 276 – Jardins – São Paulo – SP
Tel: (11) 2305-7616
De segunda a sábado, das 10h às 20h
Até 20 de abril
Entrada gratuita
Nenhum comentário:
Postar um comentário