A exposição que eu visitei se chama "São Paulo, um olhar de imigrantes" e é uma série de obras organizada com base no acervo da Pinacoteca do Estado e que tem a cidade como tema de representação. A história do museu está intimamente ligada a história do desenvolvimento de São Paulo e nele podem ser encontradas diversas obras de diversas gerações de artistas que a representem.
As obras, a maioria óleo sobre tela ou aquarela sobre papel, apresentam diversos cenários, famosos ou não, da cidade de SP. E são todas obras feitas por estrangeiros que residiram ou estiveram no Brasil por algum tempo. Particularmente, eu gostei muito da exposição, apesar de pequena: são 25 ou 30 obras. O que mais me agradou foi poder reconhecer alguns dos lugares retratados, assim como o quadro que se chama "Passeio na Cantareira" e eu moro na Serra da Cantareira. A exposição também aborda os diferentes olhares de cada imigrante, esta é a primeira exposição que abre uma série de mostras temporárias relacionadas a iconografia de São Paulo a partir do acervo do museu.
Finalizando, a entrada custa somente três reais para estudantes e essa exposição em particular se encontra no segundo andar da Pinacoteca, aberta de terça a domingo das 10h as 18h.
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz
Luz- Centro
Jorge Mori
Esquina do Anhangabaú, 1952
Óleo sobre aglomerado
Adolfo Fonzari
Praça Ramos de Azevedo
Óleo sobre cartão
Giuseppe Perissinotto
Passeio na Cantareira
Óleo sobre madeira
Shigeto Tanaka
Paisagem, 1958
Óleo sobre tela
Alfedo Norfini
Casa onde posou Dom Pedro I, 1915
Aquarela sobre papel
Nenhum comentário:
Postar um comentário