terça-feira, 12 de março de 2013

Beco do Batman - Ana Carolina Cassiano

A rua Gonçalo Afonso, mais conhecida como Beco do Batman, é uma pequena viela na Vila Madalena que possui suas paredes inteiramente dedicadas ao grafite. Escolhi o Beco pois o grafite é um dos movimentos artísticos que mais chama a minha atenção.


É uma forma de cada artista expressar toda a opressão que a humanidade vive, principalmente os menos favorecidos, pois reflete a realidade das ruas. Muitas polêmicas giram em torno deste movimento artístico, pois de um lado o grafite é desempenhado com qualidade artística e, de outro, não passa de poluição visual e vandalismo.


Com todas suas paredes transformadas em telas de pintura, surgiu no Beco uma incrível galeria a céu aberto, que é renovada constantemente pelos artistas. Mesmo não sendo uma galeria formal, o Beco tem suas regras, pois desenhar sem pedir autorização é chamado de "atropelar" o outro.




Sua história começou na década de 80, quando um desenho do homem-morcego apareceu por uma de suas paredes. Desde então, artistas e estudantes de artes plásticas passaram a cobrir os muros com regularidade. É quase impossível encontrar uma parede virgem por ali, por isso, para desenhar sobre uma obra desgastada, é preciso sugerir ao autor desta obra certa mudança e, mesmo assim, ele pode preferir que ele mesmo o faça. É justamente esse regime de autogestão da rua que a torna ainda mais famosa.




Esta pequena viela passou a servir de cenário para fotos de publicidade, festas e passeios turísticos. Segundo os moradores, quem visita sempre acaba voltando, pois nos muros do Beco, as cores sempre mudam.




A fama do Beco ficou tão grande que hoje até mesmo a prefeitura de São Paulo reconhece a importância do lugar e organiza visitas guiadas para que turistas e moradores da cidade conheçam as histórias por trás das lindas paredes do Beco do Batman.





Onde:
Rua Gonçalo Afonso - Vila Madalena

Nenhum comentário:

Postar um comentário