terça-feira, 21 de maio de 2013

Candido Portinari - SÉRIES BÍBLICA E RETIRANTES







 A exposição  Portinari – As séries Bíblica e Retirantes exposta no MASP,põe em evidência os motivos pelos quais Portinari foi considerado um dos pintores brasileiros por excelência da primeira metade do século XX.

A série Bíblica exposta no Museu de Arte de Sao Paulo, foi executada entre 1942 e 1944 para a sede da Rádio Tupi de São Paulo a pedido de Assis Chateaubriand. São oito telas de grandes dimensões que ilustram passagens do Velho e do Novo Testamento.





A marca de Guernica - feita por Picasso em 1937 em reação à destruição daquela cidade basca pela aviação alemã com a cumplicidade da própria ditadura espanhola à época, encabeçada por Franco - é evidente e nunca foi negada por Portinari. Ele de fato quis pintar como Picasso naquela tela, por ele vista em Nova York por ocasião de sua estada em Washington com a finalidade de realizar painéis para a Biblioteca do Congresso. Guernica, hoje no Reina Sofia de Madrid, causou forte impacto sobre Portinari e o levou a adotar e adaptar o estilo do colega espanhol.
A série seguinte, Retirantes, foi produzida entre 1944 e 1945. Das cinco pinturas iniciais, o MASP tem três – que deixam de lado o estilo da série anterior em busca de outra linguagem, mais próxima da adotada pelos muralistas expressionistas mexicanos Orozco e Siqueiros.
Mostradas em conjunto, estas onze peças são um exemplo singular da arte pública engajada que, à época, se identificava com a vanguarda política e estética.



Em suas obras, o pintor conseguiu retratar questões sociais sem desagradar ao governo e aproximou-se da arte moderna européia sem perder a admiração do grande público. Suas pinturas se aproximam do cubismo, surrealismo e dos pintores muralistas mexicanos, sem, contudo, se distanciar totalmente da arte figurativa e das tradições da pintura. O resultado é uma arte de características modernas.

Informações :

A exposição  Portinari – As séries Bíblica e Retirantes , se encontra:
No 1º subsolo do MASP. Av. Paulista, 1578.

Funcionamento:

Horários: De 3ªs a domingos e feriados, das 10h às 18h. Às 5ªs: das 10h às 20h. A bilheteria fecha meia hora antes. 

Ingresso: 
R$ 15,00. Estudante: R$ 7,00Crianças até 10 anos e adultos acima de 60 anos não pagam. Às 3ªs feiras: acesso gratuito a todos. 

Informações ao público: www.masp.art.brTwitter:http://twitter.com/maspmuseuFacebook: www.facebook.com/maspmuseu
Tel.: (11) 3251.5644


Stefani Eddo

Nenhum comentário:

Postar um comentário