quarta-feira, 22 de maio de 2013

Chove no Cafezal - Mabe (Da figura à abstração)

Caio Dias

A exposição “Chove no Cafezal. Mabe, da Figura à Abstração”, reúne 30 pinturas e cinco desenhos de autoria de Manabu Mabe (1924 – 1997), realizados de 1945 a 1959, quando o artista conquistou o Prêmio de Melhor Pintor Nacional, na V Bienal de São Paulo. Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, a exposição fica em cartaz até 17 de julho, com entrada franca e patrocínio da Caixa Econômica Federal.


Nascido no Japão, Mabe veio para o Brasil aos 10 anos, dirigindo-se com a família para as fazendas de café da região noroeste do estado de São Paulo. “Chove no Cafezal” é o nome do livro que reúne uma série de artigos autobiográficos publicada na primeira metade dos anos 1990.


Em um depoimento concedido pelo artista em 1995, ele relembrou a dureza do trabalho no cafezal, que lhe deixava somente os domingos e os dias chuvosos para pintar.


Para o curador, Enock Sacramento, as 30 pinturas e os cinco desenhos revelam a evolução do artista para um abstracionismo gestual, que concilia vigor e delicadeza, oriente e ocidente, apolíneo e dionisíaco. Segundo Enock, “a exposição documenta o período de transformação da linguagem pictórica de Manabu Mabe, da figura em direção à abstração, tendência que marcou a arte brasileira no final dos anos 1950, e que teve na obra do pintor sua representação mais consistente”.


Ainda segundo Enock, as obras de Mabe, expostas na CAIXA Cultural, mostram a sua evolução para um abstracionismo gestual, muito pessoal, que concilia vigor e delicadeza, oriente e ocidente, apolíneo e dionisíaco. “Trata-se de obras belíssimas, corajosas, determinadas, frutos maduros de uma sensibilidade privilegiada, verdadeira orquestração de cores, que permeia a sonoridade íntima da música de câmara e a grandiosidade de uma sinfonia”, destaca.


Em minha opinião, a exposição é um prato cheio para entender a construção da obra de um artista em meio a dificuldades de seu tempo. Um dos pontos positivos da mesma é a inserção de painéis com depoimentos do curador e do próprio Mabe sobre sua obra.


Serviço:


Exposição: “Chove no cafezal. Mabe, da Figura à Abstração”

Abertura: 18 de maio de 2013 (sábado), a partir das 11h – com visita guiada pelo curador

Visitação: de 18 de maio a 17 de julho de 2013

Horário de visitação: de terça-feira a domingo, das 9h às 20h

Local: CAIXA Cultural São Paulo, Praça da Sé, 111, próximo à Estação Sé do Metrô

Informações, agendamento de visitas mediadas e translado (ônibus) para escolas públicas e instituições: (11) 3321-4400

Acesso para pessoas com necessidades especiais

Entrada franca

Recomendação etária: livre


Nenhum comentário:

Postar um comentário